Depois de muitas dúvidas de vários usuários de como usar ou até mesmo criar suas próprias mini-images, crio este artigo tutorial que vai ensinar os pormenores passo a passo.
Já aviso de antemão que não vou lotar de imagens este artigo. E aos kibadores que copiam nosso blog e muitas vezes nem sequer colocam nosso link, um aviso especial no final do artigo.
   
Como criar e usar uma mini imagem
      Índice
  1. 1 Introdução
  2. 2 Por que usar mini-image?
  3. 3 Por que fazer mini-image?
  4. 4 Download
  5. 5 Criando as imagens
  6. 6 Executando e montando uma mini-image
  7. 7 Download de Mini-images e onde encontrar
  8. 8 Fim - Parabéns
  9. 9 Direitos especiais e autorais
  10. 10 Um conselho

1 Introdução

Você já colocou um "disco" ou foi tentar jogar um jogo (como o The Sims 3) e recebeu a seguinte mensagem: "Erro ao ler o DVD do jogo", "Não foi possível verificar a autenticidade do disco do jogo", "Disco do jogo não encontrado", "Insira o disco original do jogo e tente novamente", "Disco de jogo não encontrado! Insira o disco de jogo The Sims 3 para poder prosseguir". este tipo de mensagem pode aparecer em muitos e muitos jogos diferentes que usam DVD ou CD de instalação protegidos. Como o próprio The Sims 3, Volta ao Mundo, Vida em Alto Estilo, e o Ambições.
Ou você comprou os jogos originais e perdeu o CD ou DVD dele e não tem como jogar? Ou ainda quer manter seguro seu disco original, para não arranhar? Tem ainda aqueles que só possuem uma única unidade driver leitor de CD/DVD e não querem ou não podem usar por outros motivos.
Então como resolver este problema? A mini-image faz exatamente este trabalho. Ela simula um DVD original sendo seu jogo original ou pirata. Ela engana o jogo, "dizendo" para ele: "Oi sou seu, seu DVD original", e "ele" acredita (sempre).

2 Por que usar mini-image?

Além de resolver os problemas mencionados acima, a mini-imagem (ou mini-image) é muito mais confiável que os arquivos chamados cracksOs cracks podem corromper seu jogo, seu sistema operacional ou até mesmo conter vírus. Uma vez que são arquivos, não oficiais, adulterados por Crackers ou Hackers. Os cracks também tem como desvantagem em seu tamanho e necessária substituição a cada patch/atualização de jogo.
As mini-imagens geralmente tem tamanhos que variam de alguns kilo bytes a até 4 megas de tamanho, que é consideravelmente menor do que um DVD inteiro (5.242.880 kb aprox.)

3 Por que fazer mini-image?

Você pode fazer mini-imagens para seu jogo original ou para ajudar algum amigo que não tem o disco original ;D (além dos motivos acima).

4 Download

Existem alguns softwares disponíveis que você vai precisar para criar ou montar a sua mini-imagem. Basicamente os 2 abaixo já são o necessário para que tudo corra bem.
  1. Alcohol
    Este é o programa que você vai usar para criar a imagem. O Alcohol 120% é um aplicativo não gratuito (não freeware), ou seja, ele é pago (shareware), e dura a versão limitada por 30 dias. Você pode baixar a versão 52% que é gratuita (freeware).
  1. DAEMON Tools
    Daemon Tools é um programa freeware que te permite executar e montar a mini-imagem num driver (leitor de cd/dvd) virtual (falso). Você também pode executar e emular as mini imagens no Alcohol, mas ele é pago e dura só 30 dias a versão testes. A maneira mais inteligente é baixar o Daemon Tools versão Lite (mais leve, simples e ainda gratuita)
Nota: As versões mais recentes destes programas podem conter addwares (adicionais que não tem utilidade para o propósito do programa) como aquelas malditas sidebar, userbar, toolbar etc que só atrapalham e poluem o navegador. Durante a instalação, desmarque qualquer opção de adicionais deste tipo.

5 Criando as imagens

Esta é uma parte razoavelmente difícil.
  1. Coloque seu disco em uma unidade de CD/DVD e abra qualquer das versões do Alcohol que você tenha baixado e instalado.
  2. Ao abrir o Alcohol, vá para "assistente de criação de imagem". Siga os passos auto-explicativos.
  3. O programa vai começar a ler o disco e fazer a imagem falsa dele.
  4. Importante - Depois de cerca de 2 ou 3 erros da varredura ele vai perguntar se você deseja excluir os arquivos de imagem incompletas, clique em "Não".
  5. No assistente defina o local onde deseja salvar o arquivo da imagem criada. Abra o explorer do windows e encontre seus arquivos. Deve deve haver dois arquivos, um com um extensão MDS e um outro com MDF, ambos são necessários. Se você preferir pode mudar os arquivos para outra pasta de fácil localização.

6 Executando e montando uma mini-image

Com o DAEMON Tools instalado na sua máquina e executando, de um duplo clique em seu ícone perto do relógio do Windows ou abra ele pelo atalho do menu iniciar/programas.
  1. Agora basta clicar no ícone de adicionar imagem, e procurar pela sua imagem criada ou por alguma que tenha baixado de qualquer site.
  2. Para deixar que ele faça tudo isso sozinho, sempre que você iniciar o Windows, clique com o botão direito do mouse no ícone do programa, vá em preferências e deixe ele iniciar com o Windows e montar a imagem automaticamente.
  3. Você pode clicar também com o botão direito do mouse, dispositivos virtuais, ADD, para adicionar novos drivers virtuais, caso precise.
Obs: No The Sims 3, você só precisa emular a mini imagem do último jogo ou expansão instalados.
Nota: O Daemon é muito útil também para emular CD/DVD reais em formatos de arquivo .iso (exemplo quando você baixa um jogo completo ou um programa em .iso)
Uma vez que a imagem é montada corretamente um aviso pop-up (que salta na tela) deve aparecer com o conteúdo do disco ou opções de auto-inicialização do Windows.

7 Download de Mini-images e onde encontrar

  1. Pesquisando no blog
  2. Pesquisando no google.com
  3. Clicando na tag cracks, da categoria Downloads.

8 Fim – Parabéns!

Parabéns! Espero que tenha conseguido criar ou usar a sua mini imagem para fazer seu jogo trabalhar corretamente sem o disco. Espero também que tenha sido útil para você.